quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

jandaia coquinho

A jandaia-coquinho (Aratinga aurea) é uma espécie de ave da família Psittacidae. Conhecido também no Brasil como: periquito-rei, periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela (Amapá).  Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Suriname.  Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, savanas áridas, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente húmidos ou inundados e florestas secundárias altamente degradadas.  Embora não seja considerada ameaçada, a espécie já desapareceu em extenções grandes na Argentina. É amplarmente comercializada e frequente em cativeiro.

CARACTERÍSTICAS

Tamanho: 27 cm  Peso: 84 gramas  Expectativa de vida: média de 30 anos  Características: Cabeça verde com nuances de azul, a plumagem da testa apresenta a cor laranja/pêssego. A cor do ventre é verde amarelado.  Pode aprender a falar e assobiar.

ALIMENTAÇÃO

Prefere se alimentar das sementes encontradas nas frutas do que suas polpas, usa as patas para segurar a comida.

REPRODUÇÃO

Faz seus ninhos em troncos ocos de arvores ou palmeiras, mas também utiliza-se de buracos em rochas, até mesmo barrancos e cupinzeiros.

HÁBITOS

Vive em casais monogamicos, que permanecem unidos por toda vida. É comum encontra-las em bandos.





A jandaia coquinho pode ser um animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário