segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cobrinha Kuhli

As cobrinhas Kuhli podem ter comportamentos muito distintos dependendo do aquário que estejam. Muitas vezes são descritas como peixes tímidos que o aquarista só vê quando vai limpar o aquário. Não é verdade. Quando bem adaptada as cobrinhas passeiam por todos os recantos possíveis, adoram descobrir novos lugares para ficar, plantas para fuçar e galhos para se pendurar. Sim, se elas percebem que não há perigo no aquário, chegam a ficar penduradas nas plantas como roupas no varal e a comer na superfície com os outros peixes.

Adoram pedras grandes com espaços embaixo para proclamarem como esconderijos. Quando quiserem se esconder ou descansar é para lá que irão. Também podem eleger os espaços num tronco ou uma pedra de superfície plana como descanso, principalmente se for uma área mais sombreada, pois não gostam de luz. É importante frisar que elas não comem restos e dejetos, e devem receber alimentação adequada. A sua contribuição para a limpeza do aquário se dá ao revirarem espaços entre as pedras e comendo flocos de rações que estão inacessíveis para os demais, movimentando sujeira e liberando os gases presos no cascalho.

Quebrando outro mito, o ritual da desova não acontece debaixo do cascalho. As kulhiis sobem até quase a superfície e se enroscam, de modo similar aos bettas, sendo perfeitamente possível ver os ovos espalhados e garantir que o peixe desovou.

Se a sua kuhlii passa o tempo inteiro enterrada, não esqueça de deixar ração depois de apagar as luzes. Já existe no mercado a variedade albina da kuhlii e outras espécies dentro do gênero Pangio, que podem ser todas negras, brancas, etc. 






comprimento: 8 a 12 centimetros
família: Cobitidae
zona do aquario: fundo
alimentação: onivora
aquario de: 30 a 40 litros
atitude: pacífica
temperatura: 28°C
PH: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário